INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM ANIMAIS DOMÉSTICOS

Karla Cristina Gonçalves Feldkircher

Resumo


A intoxicação por medicamentos, que é muito comum, tanto pela falta de cuidado ao armazená-los, permitindo o acesso pelos animais de estimação, quanto pela má administração de remédios de uso humano em animais. Fármacos utilizados com frequência por pessoas podem causar danos irreversíveis à saúde dos animais devido às diferenças metabólicas. Alguns antiinflamatórios e analgésicos, como por exemplo, o paracetamol e o diclofenaco são os comumente administrados erroneamente por proprietários na tentativa de ajudar e resultam na piora da situação do animal. Os riscos da utilização de medicamentos humanos em animais são a superdosagem, os efeitos colaterais e tóxicos, que podem levar à morte. Os primeiros sinais diante de uma intoxicação medicamentosa são salivação excessiva, diarreia, vômitos, sono profundo e exagerado, andar cambaleante, tremores e crises convulsivas, mas se o proprietário perceber que houve ingestão de algo deve levar o animal ao veterinário antes dos sintomas aparecerem. O objetivo do trabalho é despertar e alertar para a importância do cuidado com o armazenamento de medicações para evitar acidentes de intoxicação medicamentosa aos animais e os riscos da automedicação por parte dos proprietários para seus animais.

Texto completo:

PDF

Referências


DUBAL,V. Post Intoxicação com Medicamentos. Disponível em : http://bullblogingles.com. Acesso em: 3 ago. 2012.

GANDOLFI, E.; ANDRADE, M. G. G. Eventos toxicológicos relacionados a medicamentos no Estado de São Paulo. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 6, p. 1056 - 1064, 2006.

LAPORTE, J.R.; TOGNONI, G.; ROSENFELD, S. Epidemiologia do medicamento. São Paulo - Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1989.

MENON, S. Z. et al. Reações adversas a medicamentos (RAMs). Saúde em Revista, Piracicaba, v. 7, n. 16, p. 71 - 79, 2005.

RODRIGUES M. P. Intoxicação ao alcance dos focinhos. In: Rio Verde Agora, publicado em 2011. Disponível em: http://www.rioverdeagora.com.br/noticias/intoxicacao-ao-alcance-dos-focinhos. Acesso em: 29 ago. 2012.

SILVA, L R; RAPOSO, N R B; MARTINS, F J; VEIRA, R C P A. Medicamento como risco no ambiente doméstico. Cad. Saúde Colet., 2010, Rio de Janeiro, 18 (2): 2009-16.

SILVA, A. P. et al. Avaliação da aquisição, uso e armazenamento de medicamentos em residências de Anápolis. In: II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG – CONPEEX, Goiânia, 2005. Disponível em: http://www.prp.ueg.br/06v1/conteudo/pesquisa/ inic-cien/eventos/sic2005/arquivos/saude/avaliacao_aquisicao.pdf. Acesso em: 29 ago. 2012.

SOUZA, L.J.E.X.de; RODRIGUES, A.K.de C.; BARROSO, M.G.T. A família vivenciando o acidente doméstico – relato de uma experiência. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 83-89, janeiro 2000.

ZUBIOLI, A. A Farmácia Clínica na Farmácia Comunitária. Brasília: Ethosfarma: cidade Gráfica, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica do curso de Medicina Veterinária - FACIPLAC.

Gama Leste. Brasília -DF

revista.veterinaria@faciplac.edu.br