BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE NUGGETS ARTESANAL E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA

Amanda de Sousa, Adriana Lobato Nascimento, Aretha Mendes Almeida, Maria Aparecida Melo Santos, Stefânia de Oliveira Souza

Resumo


Os produtos empanados de carne de aves atraem consumidores principalmente por sua praticidade e facilidade de preparo. A produção industrial dos nuggets inclui várias etapas, como a moagem do músculo, pré-enfarinhamento, empanamento, fritura, cozimento e congelamento. A produção artesanal compreende etapas simples, como processamento da carne, adição de temperos, empanamento e congelamento. Em laboratório, foi realizada a análise para presença de coliformes totais a partir de uma amostra de 25g dos nuggets produzidos artesanalmente. Essa análise resultou negativa, demonstrando a boa qualidade do alimento produzido de forma caseira e garantindo a segurança do consumo do mesmo. A produção artesanal mostrou-se vantajosa financeiramente e o produto final da fabricação artesanal, produzido com boas práticas de higiene e cuidados devidos, assemelha-se aos nuggets industrializados, tanto em qualidade sensorial quanto microbiológica.

Palavras-chave


Palavras chave: frango, empanado, caseiro, alimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Resolução RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Regulamento técnico de identidade e qualidade de empanados . Instrução Normativa nº 6 de 15 de fevereiro de 2001.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Métodos Analíticos Oficiais para Análises Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água. Instrução Normativa nº 62, de 26 de agosto de 2003.

CARVALHO, I. T. Microbiologia dos Alimentos. Recife: EDUFRPE, 2010. 84 p.

SACCOMORI, F. Fungos deteriorantes de empanados congelados de frango: isolamento, caracterização e crescimento em baixas temperaturas. 2013. 68 p. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

SCHUCH, A. F.; SILVA, A. C. Atributos na embalagem de nuggets de frango e fatores que impactam na intenção de compra do consumidor. 2013. 50 p. Dissertação (Trabalho de conclusão de curso em Tecnologia de Alimentos). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

FLORES, A. F. Desenvolvimento de nuggets enriquecidos com fibras e sem adição de glúten. 2012. 48 p. Dissertação (Trabalho de conclusão de curso em Tecnologia de Alimentos). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2012.

FONTANA, M. O; NAZARIO, J. A. Interferência do tratamento térmico sobre as características físico-químicas de nuggets de frango. 2014. 43 p. Dissertação (Trabalho de conclusão de curso em Tecnologia de Alimentos). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.

SILVA, E. A. M. Revisão do sistema de gestão de segurança alimentar aplicado a uma empresa de transformação de carne de aves: verificação e validação de pré-requisitos operacionais e pontos críticos de controlo. 2017. 75 p. Dissertação (Mestrado em Segurança Alimentar). Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista de Saúde - RSF                                                                

Brasília, v. 7, n.3, Jul-Dez, 2020

ISSN 2447-0309