O crescimento das Startups no Brasil

Magali Marques de Paiva, Robson Lopes de Almeida

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o crescimento do movimento de empresas conhecidas como startups no Brasil, discutindo os fatores que podem ter influenciado no seu desenvolvimento. O estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa a respeito dos cenários que influenciam o crescimento desse tipo de empresa. Essas empresas possuem alternativas de fomentos de investidores e até programas governamentais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreensão do ecossistema no qual as startups estão inseridas e suas características. Para se entender os fatores de crescimento desses empreendimenos, optou-se pelo levantamento em banco de dados e técnicas infométricas, como o acompanhamento de buscar em sites de busca (Google Trends). Conclui-se que o aumento no número de startups no Brasil deve-se ao cenário favorável encontrado, tanto da parte dos investidores quanto pelo governo. Assim, para que uma startup possa ter sucesso é preciso mais do que uma ideia inovadora. É necessário que haja um trabalho de gestão da inovação sistemático e uma sólida fundamentação teórica interligada.


Palavras-chave


Startup; Inovação; Empreendedorismo; Desenvolvimento empresarial

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